segunda-feira, 7 de junho de 2010

BULLYING- Conhecendo o inimigo Prof. Mara C. Spaletta Cyrino


BULLYING é um termo em inglês utilizado para descrever atos de volência física ou psicológica intencionais e repetidos, praticados por um individuo(bully ou "valentão") ou grupo de individuos com objetivo de intimidar ou agredir outro individuo (ou grupo de individuos) incapazes de se defender. Há duas categorias de Bullying: direta e indireta (conhecido também como agressão social). O Bullying direto é a forma mais comum entre os agressores masculinos. O Bullying indireto é mais frequente em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizado por foçar a vítima ao isolamento social.

TIPOS DE BULLYING - insultar a vítima; acusar a vítima de não servir para nada; ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade; espalhar rumores negativos sobre a vítima, depreciando-a sem qualquer motivo; fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens; colocar a vítima em situação problemática com alguém ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou foi exagerado pelo bully; fazer comentários sobre a família de uma pessoa, local de moradia, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade,etc; isolamento social da vítima; usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbulluing(criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, de publicação de fotos, etc);chantagem;expressões ameaçadoras; grafitagem; etc.
Texto retirado do Jornal Da Hora - ano II nº2, Campinas, maio de 2010
Jornal produzido por alunos e educadores da EMEF "Orlando Carpino"
Postado por: Miriam Benedita de Castro Camargo

7 comentários:

  1. Esse tla "bullying" tá uma coisa gente pra que isso vcs são uns idiotas de fazer isso com as crianças..

    ResponderExcluir
  2. Bullying pra que ? todos nos somos humanos.
    Marcos segundo.

    ResponderExcluir
  3. não de veremos faser iso com ninguem

    ResponderExcluir
  4. luana karoline dde jesus da silva10 de maio de 2011 às 18:49

    eu acho que todos nós,diviamos aceitar as pessoas do jeito que elas sao.e tambem respeitar os dons delas,e que deus deu esse dom para todos nós experimentar e nao para desperdiçar eles.nós diviamos respeitar tambem,as pessoas deficientes,porque elas sao iguais a nós e nao diferente,ao contrario sao muito mais queridas que nós...

    ResponderExcluir
  5. pra mim vc6 são uns bosta !!!!!

    ResponderExcluir