domingo, 29 de novembro de 2009

Jogo da Memória com fotos das crianças

Jogo da memória com fotos das crianças
Conteúdo: Jogos
Objetivos -Divertir-se com o jogo da memória- Compartilhar de um mesmo jogo com o grupo de colegas - Conhecer as regras do jogo da memória Ano Crianças entre 2 e 3 anos Tempo estimado Mínimo de quinze minutos e máximo de 30 minutos para cada situação de aprendizagem Material necessário Pares de cartões com fotos das crianças da turma, tamanho mínimo de 10X10 Cartolina ou papel mais resistente Plástico adesivado para encaparDesenvolvimento das atividades 1. Tirar fotos das crianças e imprimir cada uma duas vezes para confeccionar os cartões Informar às crianças que as fotos estão sendo tiradas para confecção do jogo da memória. Recortar as fotos e colar na cartolina mostrando para as crianças conforme forem ficando prontas. 2. Apresentar o jogoEm roda mostrar o jogo e organizar as peças para que as crianças vejam como se joga. Inicialmente propor o jogo da memória aberto (com as imagens voltadas para cima) e propor para que determinadas crianças encontrem os pares. Deixar que as crianças manuseiem os cartões, sem pressa de que se apropriem das regras convencionais. 3. Organizar mesas com no máximo cinco crianças para que possam jogar o jogo em diferentes momentosLevar outros jogos que as crianças já conheçam (ex. quebra cabeça, jogos de montar, quebra-gelo) e organizar grupos de crianças para jogá-los. Caso haja mais de uma educadora na turma, uma pode dar apoio aos grupos que estiverem jogando os jogos já conhecidos, enquanto a outra fica na mesa do jogo da memória. Caso não haja outra educadora, organizar primeiro os grupos que jogarão os jogos já conhecidos. Deixar que as crianças joguem sem fazer intervenções sistemáticas nas jogadas de cada uma. A educadora pode ser uma das participantes do jogo e servir como modelo para as crianças. Promover o rodízio das crianças para que a maioria jogue todos os jogos.4. Garantir momentos na rotina semanal para que as crianças joguem o jogo da memória Durante o período de recepção das crianças, no término do dia enquanto aguardam a chegada dos pais são boas opções para o contato com o jogo da memória 5. Criar novos jogos e variações do jogo da memória Após o jogo tornar-se bastante conhecido, pode-se pesquisar variações do jogo da memória, tais como lince (um tabuleiro grande com imagens pequenas que as crianças devem procurar a partir de cartões com imagens duplicadas) . Avaliação Devem-se criar pautas de observação para analisar as diferentes maneiras como as crianças jogam e o grau de envolvimento de cada uma delas. A partir da análise das pautas o educador pode fazer os ajustes com relação ao grau de dificuldade do jogo, com isso propor novos desafios e variações.
Quer saber mais?
Bibliografia: Crianças Pequenas Reinventam a Aritmética, Constance Kamii; Leslie Baker Housman - 2.ed. Implicações da teoria de Piaget, Artmed, 2002
var pwa_pagination_number_pages = 1;
Ana Paula YazbekPedagoga formada pela Usp, é sócia-diretora do Berçário Espaço da Vila, que atende crianças entre 0 e 3 anos. Atua em projetos de formação de educadores.
retirado da Revista Nova Escola
Postado por: Miriam Benedita

VI Feira Científica - UNICAMP e SME de Campinas

Reportagem realizada no dia 12/11/2009 na Estação Guanabara (CIS Guanabara) pela Rede Bandeirantes de Televisão. A feira foi realizada pelos professores da rede municipal de Educação de Campinas que participam do curso de Especialização "A pesquisa e a tecnologia na Formação Docente"na UNICAMP em convênio com a Secretaria de Educação de Campinas. A feira Científica tem sido realizada anualmente pela professora Afira Ripper dentro do Projeto Ciência na Escola.

Reportagem exibida no dia 12/11/2009 pela Rede Família de Televisão. Várias escolas participantes pertencem a Região Sul como: EMEF Elvira Muraro, EMEF Oziel Alves, EMEF Floriano Peixoto, EMEF Odila Maia Rocha Brito, EMEF Violeta Dória Lins, EMEF Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, EMEF Benevenuto Figueiredo Torres, NAED Sul e outras. As escolas participaram com os projetos e levaram os alunos para socializá-los. Algumas escolas e o NAED Sul participaram escrevendo em banners o projeto desenvolvido no cotidiano.

Video enviado pela professora Simone Franco.

Postado por Miriam Benedita de Castro Camargo

domingo, 22 de novembro de 2009

V COPEDI/Brinquedoteca da USP Parte I

Click to play this Smilebox slideshow: V COPEDI/Brinq.USP II
Create your own slideshow - Powered by Smilebox

Make a Smilebox slideshow

Fotos tiradas na Brinquedoteca da USP, durante o V COPEDI. A brinquedoteca é constituida por ateliês de vivência do cotidiano como: supermercado, casinha, computadores, jogos, quitanda, posto de gasolina, aquaplay, livros, consultório médico, fantoches, etc. Coordenada pela prof. Tizuko e orientada pela professora Rute.

As fotos foram tiradas por: Miriam, Margarete e Tânia

Postadas por Miriam Benedita de Castro Camargo

Brinquedoteca da USP - parte II

Click to play this Smilebox slideshow: V COPEDI/Brinq.USP I
Create your own slideshow - Powered by Smilebox

Make a Smilebox slideshow

V COPEDI

Essa são algumas fotos tiradas na "Brinquedoteca" da USP ou melhor no Laboratório de Brinquedos, orientado pela professora Rute. São pequenos atelies de vivencia do dia a dia das crianças, como: supermercado, quitanda, ambientes de uma casa, jogos, computadores, etc. A coordenação geral do trabalho é realizada pela prof. Tizuko.

As fotos foram tiradas por: Miriam, Margarete e Tânia

Postado por: Miriam Benedita de Castro Camargo


Felicidades, Fátima

Click to play this Smilebox slideshow: Despedida da Fátima
Create your own slideshow - Powered by Smilebox

Make a Smilebox slideshow

Foi muito emocionante e divertida a despedida da nossa amiga Fátima. Pessoa comprometida que sempre auxiliou a todos no NAED Sul. Ela está bem pertinho prestando serviço no RH da região Sul. Felicidades sempre!!!!!!

Postado por Miriam Benedita de Castro Camargo

domingo, 15 de novembro de 2009

Entrevista com a prof. Maria Malta

Entrevista publicada no site da revista Educação.

Postada por Miriam Benedita

Toda Criança tem direitos ao atendimento em creches e pré escolas

Documento elaborado pelo MEC, após o I Congresso de Educação Infantil realizado em 1994 em Brasília. Este documento foi enviado para todas as escolas de Educação Infantil do Município de Campinas.

Fonte: site do MEC

Publicado por Miriam Benedita

Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil

Documento elaborado pelo Ministério da Educação e Cultura para as escolas de Educação Infantil do Brasil.

Publicado por Miriam Benedita de Castro Camargo

Fitas e videos do acervo da Faculdade de Educação da UNICAMP

Acervo de vídeos da Faculdade de Educação da UNICAMP
Multimídia - Vídeo e TV
Acervo de fitas de vídeo, gravadas à partir de eventos realizados na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas - UNICAMP. Estas fitas se encontram no acervo VIDED, na biblioteca da FEU-UNICAMP.


RELAÇÃO DE VÍDEOS

1. Perspectivas históricas da criança no século XIX e nos dias de hoje.
Palestrante: Profa. Dra. Miriam Moreira Leite (USP), coordenado pela Profa. Dra. Zeila de Britto Demartini (UNICAMP).
Campinas/1993/VHS/NTSC/ V45

2. A expressão artística e a criança.
Palestrantes: Profa. Dra. Neusa M. de Gusmão (UNICAMP), Profa. Dra. Ana Luiza Smolka(UNICAMP), Profa. Dra. Célia Almeida (UNICAMP) e Profa. Dra. Sílvia M. da Silva (UFU).
Campinas/1995/VHS/NTSC/ V394

3. O direito ao próprio tempo.
Palestrantes: Profa. Dra. Cecília S. Oliveira (USP), Profa. Dra. Márcia de P. Leite (UNICAMP) e Prof. Dr. Edgar de Decca (UNICAMP).
Campinas/1996/VHS/NTSC/ V395

4. Alteridade, a formação da identidade e a questão de gênero.
Palestrantes: Profa. Dra. Elisa A. Kossovitch (UNICAMP), Profa. Dra. Ernesta Zamboni (UNICAMP) e Profa. Dra. Eustáquia S. de Souza (UFMG).
Campinas/1995/VHS/NTSC/ V396

5. Bourdieu, Weber e Ariès.
Palestrante: Prof. Fagher (Universidade de Paris).
Campinas/1996/VHS/NTSC/ V397

6. Desenho, infância e pesquisa.
Palestrantes: Profa. Dra. Sueli Ferreira (UFU), Profa. Dra. Neusa M. M. de Gusmão (UNICAMP) e Profa. Dra. Elisa A. Kossovitch (UNICAMP).
Campinas/1996/VHS/NTSC/ V398 e V399

7. Imagem, infância e pesquisa.
Palestrantes: Prof. Dr. Milton José de Almeida (UNICAMP), Profa. Sílvia Rocha (PUC) e prof. Ermelindo Tadeu Rocha (UNESP).
Campinas/1996/VHS/NTSC/V400 e V401

8. História da Educação Infantil.
Palestrante: Prof. Dr. Moysés Kulhmann Júnior (FCC, USF).
Campinas/1997/VHS/NTSC/V421 e V422

9. Seminário sobre linguagem infância e pesquisa.
Palestrantes: Profa. Dra. Ana Luiza Smolka UNICAMP), Profa. Dra. Zeila de Britto Demartini (UNICAMP), Profa. Maria Nazaré Cruz e Profa. Dra. Luci Banks (UNICAMP).
Campinas/1996/VHS/NTSC/V423 e V424

10. O espaço e a criança: por uma pedagogia do urbano.
Palestrante: Arquiteta Ana Beatriz G. de Faria.
Campinas/1998/VHS/NTSC/V454

11. A fala da criança sobre sexualidade humana: o dito, o oculto e o explícito.
Palestrantes: Profa. Dra. Cláudia Ribeiro (UFLA).
Campinas/1998/VHS/NTSC/V509

12. Curso para as redes de Educação Infantil de Campinas e região sobre a Educação Infantil na Itália.
Palestrantes: Anna Lia Galardini, coordenadora do departamento de infância da Rede de Educação Infantil na Secretaria de Educação de Pistóia – Itália.
Campinas/1998/VHS/NTSC/ V550, V551,V552, V553 e V554

13. A ecologia do atendimento infantil: construindo um modelo de sistema integrado de cuidado e educação.
Palestrantes: Profa. Dra. Lenira Haddad.
Campinas/1997/VHS/NTSC/s.n.

14. O desenho infantil e a formação do educador.
Palestrantes: Profa. Dra. Ana Angélica Albano (UNICAMP), Profa. Márcia Aparecida Gobbi (Prefeitura Municipal de São Paulo).
Campinas/1998/VHS/NTSC/s.n.

15. Campinas: mulher, família e Educação Infantil.
Palestrantes: Profa. Dra. Ana Lúcia Goulart de Faria (UNICAMP), Profa. Dra. Irene Barbosa (UNESP/ARARAQUARA), Profa. Dra. Olga Von Simson (UNICAMP).
Campinas/1998/VHS/NTSC/s.n.

16. Professora de Educação Infantil: uma nova profissão sendo construída.
Palestrantes: Profa. Dra. Ana Beatriz Cerisara (UFSC), Profa. Dra. Aparecida Nery de Souza (UNICAMP), Profa. Dra. Maria Evelyna do Nascimento (UNICAMP).
Campinas/1998/VHS/NTSC/s.n.

17. O Mito da Criança Feliz: O corpo, o movimento, a dança.
Palestrantes: Profa. Eliana Ayoub (UNICAMP), Profa. Dra. Izabel A. Marques (USP).
Campinas/1998/VHS/NTSC/s.n.

18. Teatro, Circo e infância.
Palestrantes: Profa. Dra. Joana Lopes (IA/UNICAMP), Profa. Regina L. Silveira Melo (MACKENZIE)
Campinas/1998/VHS/NTSC/s.n.

Vídeos produzidos pelo CINDEDI- Centro Brasileiro de Investigações sobre Desenvolvimento e Educação Infantil, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

1. Quando a criança começa a freqüentar a creche: adaptação da criança e da família/ as caixas que contam histórias.
Ribeirão Preto/1991/1996/VHS/NTSC/V385

Outras Fitas

1. Nossa Creche respeita a criança: critérios de atendimento para uma creche que respeita os direitos fundamentais da criança.
Palestrantes: Fúlvia Rosemberg e Maria Malta Campos
Brasília/MEC/COEDI/SEF/1995/ VHS/NTSC/V134


2. Encontro do PROEPRE - VII Encontro Intermunicipal de professores do PROEPRE.
V244, V245, V26l e V264

3. Práticas pedagógicas em Instituições de Educação Infantil.
Painel apresentado no IX Endipe 05/1998 e na FE 06/1998. Profa. Dra. Ana Lúcia Goulart de Faria (Coordenadora), Prof. Patrícia Piozzi (UNICAMP), Magali Reis (PUC-POÇOS), Joseane Búfalo (PMC).

4. Pajens e Trabalhando com pagens
São Paulo/ FCC/1982/VHS/NTSC/V500

Material do site Portal Cultura Infância
Postado por Miriam Benedita

Ensino Fundamental- Crianças com 04 anos

Pensamento Infantil: A Construção da Moralidade

Video retirado do site da revista nova escola.

Publicado por: Miriam Benedita de Castro Camargo

domingo, 8 de novembro de 2009

As crianças e suas Representações Espaciais

Leia, Vale a pena.

Texto retirado do site da revista NOVA ESCOLA do mês de outubro.

Publicado por Miriam Benedita de Castro Camargo