sábado, 18 de junho de 2011

Cartunista da Mafalda: Valores e Educação no século XXI




Olha que cartun legal para refletirmos sobre o que estamos fazendo com nossas crianças nesse século


Quino, o cartunista argentino autor da Mafalda, desiludido com o rumo deste século no que diz respeito a valores e educação, deixou impresso no cartum o seu sentimento:





A genialidade do artista faz uma das melhores críticas sobre a criação de filhos (e educação) nos tempos atuais.

Enviado Por: Ana Pimenta
Publicado por: Miriam Camargo

terça-feira, 14 de junho de 2011

O mundo da mídia na Educação Infantil: um estudo sobre a influência da mídia na formação cultural da criança

Universidade Estadual de Maringá/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

O MUNDO DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A

INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA FORMAÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA

Eliane Macedo Silva (PIBIC sem bolsa), Teresa Kazuko Teruya (orientadora),

e-mail: tkteruya@uem.br

Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Teoria e Prática da Educação

Maringá - PR

Palavras-chave: Mídia-televisiva, conhecimento e formação cultural.

No mundo globalizado do século XXI, a sociedade vive as metamorfoses

tecnológicas ocorridas nas últimas décadas, e na mesma proporção explode o

consumismo incentivado principalmente pela indústria da mídia. Esta pesquisa teve por

objetivo estudar a influência da mídia na educação infantil. Optamos por investigar o

tempo de permanência das crianças na frente da televisão e as interferências que os

programas infantis exercem no comportamento dos mesmos. Para coleta de dados

empíricos definimos três escolas públicas da cidade de Jussara no estado do Paraná para

realizar as observações na sala de aula, com o propósito de analisar o comportamento

dos alunos e as informações trazidas pelas programações da televisão, bem como,

avaliar as ações dos professores em relação à inserção dos televisores no contexto

escolar. Para identificar as influências da mídia realizamos diálogos com nove crianças

que possuíam realidades sócio-econômicas diferenciadas. Resultado. Constatamos que a

programação televisiva é interpretada de forma contraditória, pois as explicações variam

de acordo com o universo cultural ao qual a criança pertence. Desse modo, os

professores não podem ignorar as experiências e as informações trazidas da vivência

fora da escola, porque a fantástica telinha da televisão contribui para a formação cultural


Postado por: Miriam Camargo

Fonte: internet-google