domingo, 29 de maio de 2011

Link para o filme Babies


Esse filme é maravilhoso, vale a pena assistir e valorizar, o trabalho com a cultura dos povos é maravilhosa.




Enviado por: Solange via e-mail na internet
Postado por: Miriam Camargo

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Reunião de Supervisores Educacionais do NAED Sul


Os Supervisores Educacionais do NAED Sul se reunem toda segunda feira pela manhã para analisar, refletir e avaliar o trabalho que foi ou o que será realizado no NAED ou nas Unidades Escolares da região sul ao longo da semana. Essa reunião foi realizada no dia 02/05/2011.
Os Supervisores Educacionais realizam diariamente no NAED Sul atendimentos, isto é "plantões " para atendimento da população e de toda Comunidade escolar dessa região.




















Reunião com Orientadoras Pedadagógicas de Educação Infantil

Reunião realizada no dia 02 de maio de 2011. Nessa reunião a Orientadora Pedagógica Martha Silvestre Ramos, socializou o trabalho que realiza nos TDCs (Trabalho Docente Coletivo) nas EMEIs Jambeiro e Pres. Campos Salles, ambas localizadas no município de Campinas.






domingo, 8 de maio de 2011

Dia das Mães


Cartões Gospel


Fonte:

Cartões Gospel

Postado por: Miriam Camargo








































domingo, 1 de maio de 2011

Relação de Filmes sobre a Infância

FILMES : INFÂNCIA E EDUCAÇÃO

PONTE PARA TERABÍTIA Jesse Aaron (Josh Hutcherson) está na quinta série e seu maior desejo é se tornar o mais rápido corredor de sua sala. No entanto, a chegada da menina Leslie Burke (Anna Sophia Robb) faz com que seu sonho desabe, uma vez que ela se torna a mais rápida da turma. A concorrência inicial logo é tranformada em amizade, quando eles descobrem na floresta um mundo mágico, onde a dupla é rei e rainha.

A HORA DO RECREIO O ano escolar está chegando ao fim e T.J. Detweiler já sonha com um verão cheio de brincadeiras e diversões. Porém, as férias de verão correm um sério risco. O Dr. Benedict, após tentar eliminar as férias do calendário escolar, tem agora um novo plano: desenvolver um raio laser que irá alterar o clima e criar um inverno permanente, o que obrigará as crianças a permanecerem estudando. Mas ao descobrir seus planos, T.J. e seus amigos irão combatê-lo a fim de garantir que as férias de verão continuem existindo

A MAÇÃ O filme acompanha a história de duas meninas gêmeas, que foram trancafiadas em casa pela família, até os 11 anos de idade. Nesse período, nunca tiveram contato com outras pessoas a não ser com os pais. Criadas num bairro pobre do Teerã, as meninas foram descobertas a partir da denúncia dos vizinhos a uma Assistência Social.

A COR DO PARAÍSO O filme, uma produção iraniana que recebeu muitos prêmios mundo afora, narra a comovente história de Mohammad, um menino cego que mora numa escola para deficientes visuais e que, nas férias, volta para seu vilarejo nas montanhas, onde convive com as irmãs e sua adorada avó. O pai, que é viúvo, se prepara para casar novamente.

VALENTIN Valentin (Rodrigo Noya) é um garoto de oito anos, que abandonado pela mãe vive com a avó (Carmen Maura) e recebe visitas esporádicas do pai. Sonha em ser astronauta e se acha a única pessoa capaz de resolver alguns problemas. Mas o seu grande sonho é ter uma família de verdade, e isso se torna mais forte quando ele conhece a nova namorada do pai, Leticia (Julieta Cardinali). Porém, como sempre, os adultos se envolvem nos mais complicados problemas e caberá ao pequeno Valentin salvar o dia.

O JARRO Numa aldeia iraniana, no deserto, um grande problema tem início quando a jarra que serve para armazenar água para matar a sede dos alunos da escola local fica trincada. A comunidade descobre a solidariedade que os une na tentativa de resolver o problema.

A VOZ DO CORAÇÃO Na década de 40, Clément Mathieu (Gérard Jugnot, de Herói por Acaso) vai trabalhar num internato destinado a menores infratores ou órfãos de guerra. Sua grande paixão é a música, e ele irá utilizá-la para colocar ordem na escola e educar os garotos. O mais influenciado por ele será Pierre Morhange (Jean-Baptiste Maunier), um menino de voz angelical que tem tudo para seguir carreira na música erudita. Mathieu irá se apaixonar pela mãe do menino, o que só lhe trará problemas e ameaçará sua permanência na instituição.

INFÂNCIA

AS 200 CRIANÇAS DO DR. KORCZAC A roteirista do filme é Agnieza Holland (Filhos da Guerra, Jardim Secreto, Eclipse de uma Paixão etc.). Conta a história real de um médico, escritor e pedagogo que dirige um orfanato de crianças judias na Polônia. Com a invasão do território polonês por tropas alemãs na II Grande Guerra, em 1942, todos são obrigados a viver miseravelmente nos chamados guetos judeus. Paira, ainda, a ameaça do campo de concentração de Treblinka, para os órfãos. Aos poucos, o cerco se fecha contra o orfanato do Dr. Korczak. Seus amigos mais próximos tentam convencê-lo a fugir, para salvar a própria vida. Ele se recusa a abandonar seus órfãos.

FILHOS DO PARAÍSO Ali, menino de 9 anos e filho de pais humildes, perde o único par de sapatos da irmã. Os dois começam a revezar a utilização do par restante, enquanto Ali treina para conseguir uma boa colocação em corrida, o prêmio da qual será um novo par de sapatos.

ADEUS MENINOS Sob ocupação alemã, na França, nasce uma amizade entre dois meninos, até que os nazistas descobrem a origem judaica de um deles e os separam violentamente. Leão de Ouro no Festival de Veneza.


O JARDIM SECRETO Numa casa de campo, três crianças desafiam a severa governanta e descobrem um jardim abandonado, que usam como esconderijo particular. Através do carinho deles, o jardim se transforma num lugar mágico, cheio de alegrias e surpresas. Quarta versão do clássico infantil de Frances Hodgson Burnett.


OS MENINOS DA RUA PAULO Grande filmagem da obra de Ferenc Molnár, intitulada "Os Meninos da Rua Paulo". A história gira em torno de dois grupos de meninos das ruas de Budapeste que, em disputa pela "posse" de um terreno baldio, resolvem brincar de guerra, mas esta, mesmo simulada – e embora em proporções menores – tem o mesmo triste resultado de todas as guerras.


ONDE FICA A CASA DO MEU AMIGO? O garoto Ahmad, ao fazer seu dever de casa, percebe que pegou o caderno de seu amigo por engano. Sabendo que o professor exige que as tarefas sejam feitas no caderno, escapa das vistas de sua mãe e parte em busca do colega. Ele vai até uma vila nos arredores com o intuito de encontrá-lo para devolver o caderno. Chegando lá, encontra-se com diversos moradores e vivencia o dia-a-dia de cada um num ritmo lento e extremamente real. A vila fica no alto das montanhas e já foi utilizada em outros dois filmes de Kiarostami. Com essa história, o diretor deu início a uma trilogia que mostra a vida dos moradores de um vilarejo simples e pacato do Irã, retratando como estes se recuperam de um terremoto devastador.

SER E TER Documentário que fez um surpreendente sucesso em todo o mundo e que conta um caso humano e uma história de amor pelas coisas mínimas e principalmente pelas crianças e a educação. Em uma pequena escola rural da França um professor se dedica sozinho à alfabetização das crainças dos quatro aos onze anos de idade. Ele dá as primeiras aulas e ainda ensina valores importantes a todas elas com carinho e paixão pela profissão. São várias as situações que vão de coisas engraçadas a momentos emocionantes para mostrar que, não importa as condições e o lugar, as coisas podem ser feitas quando se tem empenho e vontade de fazê-las.

INFÂNCIA

QUANDO TUDO COMEÇA Apesar de ser aconselhado a não se envolver com os problemas crônicos de uma comunidade que enfrenta altos níveis de desemprego, no interior da França, o professor de escola pública Daniel Lefebvre decide lutar contra a miséria, a falta de assistentes sociais e a indiferença do governo para com os problemas de sua comunidade.


CENTRAL DO BRASIL Mulher que escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil ajuda menino, após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste. Prêmio de melhor atriz e melhor filme no Festival de Berlim e vencedor do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

A LÍNGUA DAS MARIPOSAS O mundo do pequeno Moncho estava se transformando: começando na escola, vivia em tempo de fazer amigos e descobrir novas coisas, até o início da Guerra Civil Espanhola, quando ele reconhecerá a dura realidade de seu país. Rebeldes fascistas abrem fogo contra o regime republicano e o povo se divide. O pai e o professor do menino são republicanos, mas os rebeldes ganham força, virando a vida do garoto de pernas para o ar.

BRUNO Bruno (Alex D. Linz) é um garoto prodígio que vive com sua mãe e tem o estranho hábito de usar vestidos. Isso é apenas um detalhe a mais em sua polêmica carreira estudantil em uma escola católica. Mesmo antes de seu segredo ser descoberto, seus colegas de classe já caçoavam dele por causa do seu tamanho e por causa de sua tremenda inteligência - o que dizer de um menino que lê dicionário por pura diversão? Mas Bruno é o menor dos problemas para seus pais, que vivem cercados de outras figuras bem mais estranhas...

CRIANÇAS INVISÍVEIS Seja coletando sucata nas ruas de São Paulo ou roubando para viver em Nápoles e no interior da Sérvia, os filmes são protagonizados por personagens infantis que lidam com uma dura realidade, na qual crescer muito cedo acaba sendo a única saída.

INFÂNCIA ROUBADA Ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Infância Roubada é um filme que desperta muita emoção ao narrar os seis dias da vida de um líder de uma gangue de Johanesburgo que furta o carro de uma mulher sem saber - por estar em pânico e nervoso - que o bebê dela está no banco de trás. Assustado com a situação, ele tenta manter a criança alimentada, ao mesmo tempo em que foge da polícia. Considerado o Cidade de Deus africano, Infância Roubada foi aplaudido de pé onde foi exibido.

INFÂNCIA

NASCIDOS EM BORDÉIS Este ganhador do Oscar, mostra a vida de crianças do bairro da Luz Vermelha, em Calcutá. O aparente enriquecimento da Índia deixa de lados os menos favorecidos. Porém, ainda há esperanças. Os documentaristas Zana Briski e Ross Kauffman procuram essas crianças e munido de câmeras fotográficas pede para elas fazerem retratos de tudo que lhes chamam a atenção. Os resultados são emocionantes E enquanto as crianças vão descobrindo essa nova forma de expressar, os cineastas lutam para poder dar mais esperança, para as quais a pobreza é a maior ameaça à realização dos sonhos.

NENHUM A MENOS Quando o professor da escola primária de Shuiquan tem de se ausentar durante um mês, o presidente da pequena aldeia, Tian, apenas consegue encontrar uma adolescente de 13 anos, Wei Minzhi, para o substituir. O professor Gao adverte-a para que não permita que mais alunos abandonem a escola, garantindo-lhe o pagamento de 50 yuan e mais um pequeno extra se for bem sucedida. Minzhi, pouco mais velha que alguns dos seus alunos (do 1º ao 4º ano, na mesma classe), pouco mais pode fazer do que escrever texto no quadro e ensinar uma ou outra canção.

OLIVIER, OLIVIER Um menino de nove anos desaparece sem deixar pistas. Seis anos depois do incidente, ele reaparece em Paris, mas pairam dúvidas sobre sua verdadeira identidade.

O TAMBOR Na cidade de Danzig na Alemanha, entre os anos de 1920 e 1930, logo após o nascimento de Oskar Matzerath (David Bennent), sua mãe lhe promete que quando completasse três anos, ele ganharia um tambor de latão. E, no dia da comemoração de seu aniversário, após presenciar os jogos sexuais anormais entre sua mãe e seu primo com quem mantinha um caso, Oskar decide que não cresceria mais e se atira pela escada da adega. Isso não o mata, mas provoca uma condição que impede o seu crescimento.

OLIVER TWIST Oliver Twist (Barney Clark) é um órfão entre as centenas que sofrem com a fome e o trabalho escravo na Inglaterra vitoriana. Vendido para um coveiro, ele sofre com a crueldade da família deste e acaba fugindo para Londres. Lá ele é recolhido das ruas por Artful Dodger (Harry Eden), um ladrão que o leva até Fagin (Ben Kingsley), um velho que comanda um exército de prostitutas e pequenos marginais. Quando Oliver conhece um bondoso homem em quem finalmente enxerga um possível pai, Fagin teme que ele denuncie seu esquema.

MISS SUCHINE Nenhuma família é verdadeiramente normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive (Abigail Breslin), é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes.


INFÂNCIA


O BALÃO BRANCO
O filme se passa em 21 de março, Ano Novo no Irã. Uma menina deseja comprar um peixinho dourado. Com a ajuda do irmão, ela convence a mãe a dar o dinheiro para a compra do peixe. O caminho para o mercado é cheio de surpresas, dificultando que a menina alcance seu objetivo. Isso, no entanto, não é motivo para que ela desista, iniciando uma aventura pelas ruas de Teerã.Vencedor do Prêmio Câmera de Ouro no Festival de Cannes de 1995, essa história traz a imagem de uma criança que não desiste de seu propósito, apesar de todas as dificuldades que encontra em seu caminho.

A GUERRA DOS BOTÕES É o retorno às aulas. Como todos os anos, os estudantes de Longeverne, liderados por Lebrac, declaram guerra aos de Velrans. Numa dessas batalhas, Lebrac tem uma idéia brilhante: arrancar todos os botões e confiscar os cintos dos presos, para que sejam castigados pelos próprios pais... Um antídoto maravilhoso para nos aliviar das preocupações, com que o dia-a-dia nos depara. Convertido num clássico do cinema francês dos anos 60, A Guerra dos Botões é um filme inolvidável, onde infância rima com inocência. Estreado na França, em abril de 1962, o filme foi aplaudido por todo o país, batendo todos os recordes de bilheteria. Uma verdadeira maravilha! Um filme de Yves Robert inspirado no romance homônimo de Louis Pergaud, "Uma sátira formidável à guerra dos adultos" - The New York Times .

ENCANTADORA DE BALEIAS Indicado ao Oscar® de Melhor Atriz pela performance da jovem Keisha Castle-Hughes, Encantadora de Baleias é uma aventura para toda família. Um vilarejo entra em crise quando o herdeiro do líder morre no parto, deixando apenas sua irmã gêmea, Paikea. Abandonada pelo pai, a garota vive com os avós e é constantemente rejeitada pelo povo de seu vilarejo. Até que um dia, a pequena encontra forças para desafiar sua família, abraçar mil anos de tradição e cumprir seu destino.

O ESPÍRITO DA COLMÉIA
O Espírito Da Colméia", do mestre errático Victor Erice, estabeleceu um paradigma, propondo uma leitura do tenebroso contexto político, á luz do cinema de terror: Frankenstein, ícone do horror, surgia como uma figuração possível do general Franco, que a pequena protagonista do filme, Ana, pretende redimir. A ação se passa num povoado castelhano nos meados dos anos 40. Num domingo duas meninas de oito e de seis anos, Isabel e Ana, assistiram o filme Frankenstein. A pequena Ana, logo comecou a perguntar a maior pelo monstro. Um dia, Ana desapareceu de casa. enquanto todos a procuravam, refletido pela luz da lua na corrente do rio, conseguiu ver o monstro do filme. E desde deste dia, segue evocando-o. Um clássico de cinema espahol, magnífico trabalho de Ana Torrent, locações maravilhosas, e imagens que por si só falam tudo e o roteiro, firmado pelo próprio diretor e Ángel Fernández Santos, de infinitas possibilidades dada a sua qualidade.

CINEMA PARADISO
Enfim no Brasil, Cinema Paradiso - Versão do Diretor traz mais de 40 minutos de cenas inéditas, que tornam ainda mais rica a experiência de assistir a esse lindo tributo de amor à arte do cinema. Nesta nova versão, ficamos sabendo mais do romance entre Totó e Elena, além de outros detalhes importantes.
Conheça a emocionante história do garoto Totó, que vive num vilarejo no interior da Itália, durante a Segunda Guerra. Sua principal diversão é passar as tardes no Cinema Paradiso, fazendo companhia ao projecionista Alfredo, que o ensina a amar a Sétima Arte, mudando assim a sua vida para sempre.
Cinema Paradiso - Versão do Diretor é um verdadeiro presente para os fãs de cinema de todas as idades.


PAISAGEM NA NEBLINA Dois irmãos ainda crianças partem em um trem para a Alemanha, onde supostamente vive o pai que nunca conheceram. Durante a viagem, eles enfrentam sérias dificuldades e são obrigados a amadurecer, abandonando precocemente a infância.

O PASSO SUSPENSO DA CEGONHA Um jovem repórter enviado para a fronteira da Grécia, descobre uma vida, uma face e uma viagem. Na pequena vila que é quase o fim do mundo, vivem refugiados de diferentes nacionalidades. Eles têm só um sonho: partir para recomeçar a vida em outro lugar. Um senhor idoso que vive ali e cultiva batatas, intriga o repórter: ele pensa reconhecer nessa face uma personalidade política que desapareceu há algum tempo em circunstâncias misteriosas e razões obscuras

A INFÂNCIA DE IVAN Jovem e desconhecido na época, Andrei Tarkovski emocionou platéias e a crítica internacional com seu primeiro longa metragem 'A Infância de Ivan' (1961). Foi o grande vencedor do leão de Ouro em Veneza, desbancando filmes dos consagrados Godard, Kubrick e Pasolini. Este extraordinário e sensível filme retrata de forma poética e comovente a guerra pelos olhos de uma criança.

COMO NASCEM OS ANJOS Duas crianças são os protagonistas de uma aventura que explora os limites tragicômicos do absurdo social que divide os moradores das favelas e os habitantes da cidade. Reféns de uma situação criada por uma sucessão de equívocos, Japa e Branquinha acabam presos numa mansão onde mora uma família americana. As crianças sem saber lidar com essa situação, vêm suas chances de saírem 'dessa' afunilar e tomar rumos que eles jamais poderiam imaginar. Um filme imprevisível do início ao fim. Um clássico do cinema brasileiro contemporâneo.


PROMESSAS DE UM MUNDO NOVO Retrata a história de sete crianças israelenses e palestinas em Jerusalém que, apesar de morarem no mesmo lugar vivem em mundos completamente distintos, separados por diferenças religiosas. Com idades entre 8 e 13 anos, raramente elas falam por si mesmas e estão isoladas pelo medo. Neste filme, suas histórias oferecem uma nova e emocionante perspectiva sobre o conflito no Oriente Médio.
BILLY ELIOT Billy Elliot (Jamie Bell) um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade.


UMA CIDADE SEM PASSADO

Sonja (Lena Stolze), uma adolescente da Bavária, tenta escrever um ensaio sobre o impacto do nazismo em sua cidade natal (Pfilzing). O que era uma simples redação, aos poucos, passa a incentivar a menina a fazer suas escolhas. A menina, agora mulher, torna-se professora de história e, ao tentar pesquisar o passado de sua cidade, enfrenta forte oposição das pessoas que vivenciaram os tempos do Terceiro Reich. Rapidamente ela e sua família se transformam em objetos de hostilidade por parte dos habitantes da cidade, que têm muito a esconder. Mas a provinciana e católica Pfilzing não consegue abater o ânimo da jovem, que decide lutar sozinha contra os poderosos locais para obter os arquivos de perseguição aos judeus e comunistas.

Jenny Carey (Carey Mulligan) tem 16 anos e vive com a família no subúrbio londrino em 1961. Inteligente e bela, sofre com o tédio de seus dias de adolescente e aguarda impacientemente a chegada da vida adulta. Seus pais alimentam o sonho de que ela vá estudar em Oxford, mas a moça se vê atraída por um outro tipo de vida. Quando conhece David (Peter Sarsgaard), homem charmoso e cosmopolita de trinta e poucos anos, vê um mundo novo se abrir diante de si. Ele a leva a concertos de música clássica, a leilões de arte, e a faz descobrir o glamour da noite, deixando-a em um dilema entre a educação formal e o aprendizado da vida.

Onze curta-metragens abordando diversos aspectos dos ataques terroristas aos Estados Unidos, ocorridos em 11 de setembro de 2001. Danis Tanovic e Ken Loach relacionam a data do atentado a outros acontecimentos. Tanovic lembra-se do dia 11 de julho de 1995, quando ocorreu o massacre em Srebrnica e Loach rememora que Salvador Allende foi deposto do governo chileno em 11 de setembro de 1973. Idrissa Ouedraogo realizou uma comédia reflexiva sobre Burkina Faso. Samira Makhmalbaf mostra uma professora que tenta explicar o ataque a um grupo de crianças. Sean Penn evoca a vida de uma viúva que morava à sombra das duas torres desabadas. Claude Lelouch descreve as reações de vários surdos ao evento ou que testemunharam o evento. Shonei Imamura recorre às memórias japonesas da Segunda Guerra Mundial e Mira Nair mostra os problemas das minorias étnicas. Amos Gitai dá a sua interpretação sobre o papel da mídia em uma informação de significado internacional. Alejandro González Iñárritu apresenta 11 minutos de preces na escuridão, enquanto Youssef Chahine reflete a perspectiva do Oriente Médio.

Ali (Abdelhak Zhayra), Kwita (Mounim Kbab), Omar (Mustapha Hansali) e Boubken (Hicham Moussoune), todos com 12 anos, são meninos de rua em Casablanca. As ruas são sua casa e as pessoas que nelas moram sua família. Sem ter para onde ir nem onde se esconder, a sobrevivência é um problema cotidiano e a amizade o elo insubstituível que os une. Até que um dia Ali é morto - teve sua vida abreviada por um ato de vingança de uma gangue rival. Seus amigos bem que poderiam abandoná-lo ali, morto, mas decidem dar-lhe o enterro que merecia - o de um rei.

Escrito e dirigido por Giuseppe Tornatore, Baarìa - A Porta do Vento é um filme autobiográfico, uma saga épica sobre a vida e a morte, amor e ódio, que acompanha 40 anos de história em uma vibrante cidade siciliana durante a primeira metade do século 20. O filme segue a vida de Peppino Torrenuova, desde sua infância como um filho problemático na década de 30, passando pela Segunda Guerra Mundial e o autoritário regime fascista, até seu romance proibido e casamento com a bela Mannina, que culmina em uma tumultuada vida política ao ingressar no Partido Comunista Italiano. Uma jornada cheia de emoção, nostalgia, alegrias e tragédias em um mundo tão distante do nosso, porém tão próximo.


Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha entregando chá em uma empresa de telemarketing. Teve uma infância difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Certo dia ele resolve se inscrever no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". De inicio está sem esperanças, mas, ele consegue superar cada pergunta feita tendo por base histórias de sua própria vida


Anos 70. Aos 6 anos Roberto Carlos Ramos (Marco Ribeiro) foi escolhido por sua mãe (Jú Colombo) para ser interno em uma instituição oficial que, segundo apregoava a propaganda, visava a formação de crianças em médicos, advogados e engenheiros. Entretanto a realidade era bem diferente, o que fez com que Roberto aprendesse as regras de sobrevivência no local. Pouco depois de completar 7 anos ele é transferido, passando a conviver com crianças até 14 anos. Aos 13 anos, ainda analfabeto, Roberto tem contato com as drogas e já acumula mais de 100 tentativas de fuga. Considerado irrecuperável por muitos, Roberto recebe a visita da psicóloga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros). Tratando-o com respeito, ela inicia o processo de recuperação e aprendizagem de Roberto.

SONHOS Mais do que histórias, Sonhos é um desfile de imagens maravilhosas. Dividido em oito capítulos - oito sonhos diferentes que dialogam entre si - o filme traz a peculiaridade contemplativa do cinema do Japão, a música característica e os figurinos exóticos aos olhos do ocidente. Lidando com medos e vontades subconscientes, o filme traz desde um passeio por entre pinturas do holandês Vincent Van Gogh até o recorrente pesadelo nacional com a radiação nuclear. A beleza da natureza e o horror de sua destruição, bem como tradições milenares, são os elementos que arremessavam Akira Kurosawa a níveis cada vez mais altos de criatividade. Sonhos certamente encherá seus olhos. E não se surpreenda se também arrebatar sua mente e coração.

Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema "força pela disciplina" e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.


Cantão de São Sernin, França, 1798. Três caçadores acham uma criança selvagem, que possui 11 ou 12 anos. Ele é apelidado de Selvagem de Aveyron (Jean-Pierre Cargol), sendo que se alimenta de grãos e raízes, não anda como um bípede nem fala, lê ou escreve. O professor Jean Itard (François Truffaut) se interessa pelo menino, que é levado a Paris para determinar seu grau de inteligência e ver como se comporta a mentalidade de um menino que desde cedo foi privado da educação, por não conviver com ninguém da espécie. Itard começa a educá-lo. Todos pensam que ele vai fracassar, mas com amor e paciência aos poucos obtém resultados.

Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

Fonte: E-mail enviado pelo Professor e Mestre Reginaldo Santos Pereira (UESB e UFSCAR)
Postado por: Miriam Camargo